Capacidade de se Reinventar

O que eles diziam…

Olá. Estamos em dezembro, mês do Natal, do nascimento de Jesus Cristo! Vamos ver como estavam as carreiras em 2001, pela revista VOCÊ S.A., e como elas estão hoje.

VOCÊ S/A – Edição 42 – dezembro/2001

A revista VOCÊ S/A realizou um exercício para detectar, no Brasil, os potenciais CEOs do futuro. Nesta seleção dos executivos foram utilizados critérios da Korn/Ferry, critérios utilizados globalmente na época.

Para essa escolha, concluíram que os profssionais que possuíam 4 grandes competências seriam os líderes mais indicados para serem os CEOs do futuro. As competências eram:

1. Orientação permanente para resultados – com postura inovadora e tenacidade para alcaçá-los;

2. Qualificação técnica e funcional – possuir visão estratégica e global do negócio e que saiba conduzir inovações, além de gerenciar alianças globais;

3. Inteligência emocional – esses líderes demonstraram possuir aura em sua presença e sabem comunicar com diplomacia, além de conciliarem trabalho e vida pessoal;

4. Capacidade de distinguir o que é relevante – poder de antecipação de tendências, reconhece competências e tem visão de futuro.

Assim sendo, escolheram 20 entre 2000 inscritos para realizarem esta leitura de perfil. Na época o vencedor foi  um Gerente Senior da Ernst Young.

O que eles dizem hoje…

VOCÊ S/A – Edição 162 – dezembro/2011

A Você S/A de 10 anos depois também traz uma matéria sobre liderança, não mais sobre as virtudes, mas sobre os erros das lideranças. O leitor de 10 anos atrás, que estudou sobre as virtudes, agora poderá conhecer os erros que não podem ser cometidos na liderança de pessoas e empresas:

1. Pouco foco na carreira;
2. Não ter propósito na carreira;
3. Descuidar-se da comunicação;
4. Comprometer-se demais;
5. Comportar-se mal com o colega;
6. Focar apenas em resultados;
7. Dificuldade em dar feedback;
8. Falta de controle sobre a ansiedade;
9. Generalização da gestão;
10. Não saber delegar.

Perceba que são sintomas contrários aos dos executivos selecionados para os CEOs do futuro na matéria de 2001. A reportagem ainda disponibiliza dicas para solucionar cada um dos 10 erros que um jovem líder não pode cometer.

Ponto de vista…

Analisando as duas reportagens, fica claro que as qualidades descritas há 10 anos na revista número 42 da VOCÊ S/A são, até hoje, virtudes que toda e qualquer empresa busca em seus principais líderes. Mas, hoje, infelizmente, estamos vivendo um momento onde todos querem ser líderes a qualquer custo, sem qualquer tipo de preparo.

Nem todo mundo consegue ter apurado e intrínseco as qualidades descritas na reportagem de 2001. Por outro lado, nem todos os que possuem essas virtudes conseguem chegar ao topo de sua carreira, ficam pelo caminho, muitas vezes por falta de oportunidade, por falta de capacidade e ousadiaou, ainda, os que sofrem com seus pares e outros personagens que conhecemos na vida corporativa, que jogam contra e nos tiram as oportunidades.

Assim, os profissionais de RH e os líderes atuais devem ter foco em suas equipes para lapidarem as “pedras preciosas” que possuem as características dos CEOs selecionados, elevarem essas pessoas, dando oportunidades de se mostrarem, de estarem em evidência, para que tenham chances de crescer.

Já para os profissionais que sonham estar como os CEOs do futuro, capacitem-se, aprimorem-se, reconheçam cada um dos 10 erros em seu dia a dia, busquem instituições de ensino complementar, busquem cursos de educação continuada, peça aconselhamento, enfim, sejam humildes!

PS: Buscamos, no LINKEDIN, o CEO do futuro que foi o ganhador de 10 anos atrás. Atualmente ele atua como Executive Director na divisão de Petróleo e Gás da própria Ernst Young.

Voltando à nossa coluna do mês de novembro, quando falávamos das carreiras do futuro, veja aqui um exemplo de quem, no passado, já era visto como uma promessa para o futuro. Hoje, 10 anos depois, ele está atuando na área que será também do futuro em relação à atualidade. Este é um profissional que tem a capacidade de se reinventar!

Abraços e até mais!

Fabio Fachini
E-mail: fabio.fachini@educavirtual.com.br
Site: www.educavirtual.com.br

Anúncios