De olho no Futuro, preparando o presente

Olá, queridos amigos e leitores, tudo bem? É maravilhoso poder estar com vocês novamente. Àqueles que estão aqui pela primeira vez, sejam muito bem-vindos. É uma honra sempre contar com a companhia de todos!

Estamos em meados do mês de Outubro e nos aproximando, em alta velocidade, do final do ano, fato que deveria nos levar a uma introspecção importante. Neste momento deveríamos fazer uma série de questionamentos como, por exemplo, o que esse ano representou em minha vida? O que aprendi e ensinei? Podíamos analisar nossas vitórias e derrotas, talvez uma retrospectiva de nossas vidas, mas creio que podemos fazer isso depois, no nosso último post do ano, com certeza.

Sempre quando falamos em final de ano a maioria das pessoas e instituições tendem a olhar para trás, daí as famosas retrospectivas. Acho válido, não sou contra e com certeza utilizo essa prática. Entretanto, podemos pensar também sobre o que desejamos fazer no futuro. Por isso, o convite que faço não é para pensarmos no que fizemos, mas, sim, para pensarmos no que vamos fazer.


Estou falando de Planejamento. Este é o momento! Uma introspecção nesta época do ano deve contemplar não só a análise de resultados obtidos, mas também o planejamento para as ações futuras. A maioria das empresas “sérias”, grandes ou não, já devem ter concluído, ou estão finalizando, o seu plano de ações para o ano de 2012. Esse plano projeta, entre outras coisas, o quanto essas empresas almejam crescer em números, clientes, espaço e mercado, além dos estudos desenvolvidos para alcançar cada objetivo. É importante destacar que, paralelamente a este plano de ação Estrutural, empresas comprometidas com seus resultados definem seu plano de ação Organizacional, onde o perfil das pessoas que trabalham para essas empresas deve ser cuidadosamente definido, o que tornará a realização do planejamento real e possível.

E você, como está o seu planejamento para o próximo ano? Com relação à sua carreira, o que pretende fazer? Podemos dizer que, inicialmente, uma carreira profissional é guiada pelas oportunidades que surgem, e assim se dá por um bom período, talvez anos, ou até adquirimos um perfil profissional. A essa definição do perfil profissional podemos chamar de Segunda Etapa da Carreira, quando viabilizamos financeiramente nossa estrutura. E, tanto para aqueles que estão iniciando como para aqueles que já definiram seu perfil profissional, é importante começar a pensar em alguns fatores fundamentais. Destaco aqui dois que considero os mais importantes: o Padrão de Vida desejado e quais Atividades / Pessoas / Ambientes são importantes.

Para ajudar na reflexão, quanto ao padrão de vida, podemos pensar sobre tudo o que gostaríamos de ter. Com relação ao segundo fator, devemos nos preocupar com as atividades diárias, pessoas e tipos de ambientes que gostaríamos de frequentar e, claro, que nos deem energia ao invés de roubá-la. Vamos juntos, fazer essa reflexão?

No próximo post pretendo detalhar bem sobre esses fatores fundamentais para o nosso planejamento, além de trazer muitas dicas sobre formas de planejar, sobre o mercado de trabalho e as profissões para o ano de 2012. Não perca!

 E você? O que acha? Continue dando suas opiniões e ideias. Participe! Sua opinião e comentários são fundamentais para o nosso sucesso e qualidade!

 Um forte abraço!

Siga-me no Twitter: @prof_alexcrespo

Facebook: Alexandre Costa Crespo

Anúncios

Uma resposta para “De olho no Futuro, preparando o presente

Os comentários estão desativados.