Nova Coluna: Inclusão Digital

Olá, galera do Blog Educa Virtual!

É com imensa alegria e satisfação que inauguro a coluna Inclusão Digital. O objetivo, além de muita informação, é trazer as principais dicas e orientações para você turbinar sua carreira profissional, aliando as duas principais ferramentas do sucesso profissional da atualidade: Tecnologia e Formação Continuada.
Sou um profissional que atua há mais de 20 (vinte) anos no mercado, acumulando as funções de Coordenação Pedagógica, Orientação Profissional e Docência. Atuo no mercado de ensino Profissionalizante presencial e EAD. Iniciarei minha participação neste Blog com um assunto importante para debatermos e trocarmos muitas experiências: “A Importância da Atualização em Microinformática na Formação Continuada do Profissional”.
Sempre que nos referimos à Formação Continuada, são enfatizados os seguintes aspectos
profissionais: a Formação, a Profissão, a Avaliação e as Competências que cabem ao
profissional. Vivemos hoje o que chamamos de efeito “Globalizado”, onde o mercado está
sempre em constante movimento de atualização e numa busca frenética por melhores opções e condições. E os profissionais de ontem, hoje e amanhã precisam se adaptar a essa realidade, pois, assim como o mercado, precisam se movimentar buscando melhor preparação.

E a atualização constante, seria a melhor opção? Sim, com toda certeza. Com o aumento da escolarização e do perfil no mundo do trabalho, houve também um aumento considerado na oferta de profissionais. E esse processo de escolarização resulta em outro fenômeno chamado “Busca pelo Ensino Superior”, o que despeja no mercado centenas de milhares de novos “Profissionais”, teoricamente capacitados e preparados. Se somarmos isso à grande explosão tecnológica e ao grande avanço das redes Sociais de comunicação, fica claro que sem o devido preparo e atualização constante o profissional corre o sério risco de ficar fora da melhor parte. Podemos, então, considerar que a atualização em Microinformática é uma das maneiras de estar pronto para essa batalha?

Sim, estar atualizado com o mercado tecnológico e de informática é parte constante da
formação do profissional. Essas ferramentas como, por exemplo, o Microsoft Excel Avançado,
aplicado às Finanças, o uso Avançado da ferramenta Outlook, o domínio das ferramentas
dos Browsers de navegação na Internet, aliados a especializações como Gestão de Negócios, Vendas, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos, entre outros, são sem dúvida competências admiradas e muito requisitadas neste mercado cada vez mais competitivo.

A isso podemos chamar de Formação Continuada no sentido mais completo e dinâmico.
E você, o que acha? A Informática e a Formação Continuada devem caminhar juntas?

Participe, dê sua opinião, conte-nos a sua experiência, compartilhe, faça as suas perguntas e tire suas duvidas. Vamos fazer dessa coluna o nosso canal de compartilhamento e aprendizado.

Continuaremos, na próxima semana, discutindo as questões do mercado da Formação
Profissional e Informática. Um forte abraço a todos!

Alexandre Crespo

Anúncios